Métrica e KPI no Marketing Digital: qual é a diferença? Entenda para não tomar atitudes precipitadas para campanhas e o seu negócio.

No Marketing Digital, as métricas e KPIs são essenciais para se entender se as campanhas estão cumprindo com o esperado, corrigir erros e desenvolver melhorias.

Portanto, quem trabalha com Marketing Digital não deve ter dúvidas sobre a diferença entre elas, já que análises erradas podem desencadear ações precipitadas.

Dito isto, vamos entender o conceito de métricas: tratam-se de dados brutos que por si só não apontam valores que provam a eficiência das campanhas ou de seu negócio. São números isolados que representam, na maior parte das vezes, comportamentos ou informações do site. Já as KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores que se baseiam nas métricas, dados lapidados que revelam a eficiência de sua estratégia ou seu negócio.

Vamos ao exemplo?

Paulo tem uma loja online de canecas personalizadas. No mês de fevereiro, a loja virtual recebeu 1.000 visitas e realizou 225 vendas. Além disso, investiu R$ 500,00 em Marketing Digital e obteve um ganho de R$ 3.000,00.

Métricas do enunciado – como citei, são simplesmente os dados brutos, que são:

  • 1000 visitas na loja virtual
  • 225 vendas
  • R$500,00 em investimentos
  • R$ 3.000,00 em ganhos

Transformando essas métricas em KPIs, temos:

  • Taxa de conversão: 225/1000 x 100 = 22,5%
  • ROI: [(3000 – 500)/ 500] x 100 = 500%

Então a loja virtual de Paulo tem uma taxa de conversão de 22,5% e um ROI (Retorno de Investimento) de 500%! Obviamente existem muitas outras métricas e KPIs que devem ser utilizadas para o seu negócio, como Taxa de Rejeição, CAC (Custo de Aquisição de clientes), dentre outras.

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