Não é mais difícil encontrar meios para se criar um site. Com as inúmeras plataformas gratuitas, freelancers e diversas agências, as empresas podem obter seus sites com os mais diferentes designs, funcionalidades e tamanhos, cujos valores podem oscilar muito – desde gratuitamente, até, por exemplo, mais de R$ 10.000.

Se você está em busca de um meio para criar o seu site, este artigo será de grande utilidade. Vamos analisar as principais formas para se obter um site e, assim, entender porque existem preços tão oscilantes.

Antes de criar o site, entenda o contexto da sua empresa

Para entender qual é o melhor meio de se fazer um site, é preciso compreender o contexto que envolve sua empresa. Quanto pode investir? Qual é o segmento? O público? Os objetivos? – essas são algumas das perguntas que vão nortear a sua análise.
Independentemente da sua situação, desconfie de anúncios que prometem a criação de sites em tempo recorde à preço de banana. Bom, barato e rápido – não dá para se ter essas 3 características ao mesmo tempo.

Criadores de site gratuitos

Se você tem um pequeno negócio, é autônomo ou uma nova empresa no mercado com poucos recursos, talvez seja mais interessante que busque opções gratuitas ou mais em conta no mercado.
Webnode, Wix, o criador de sites da Uol e até o próprio Google são bons exemplos que atendem às necessidades desse perfil. Como são bem intuitivos, o empreendedor não terá grandes dificuldades para criar seu site.
Mas atenção: plataformas gratuitas têm as suas limitações, principalmente no quesito personalização. A indexação do site em mecanismos de busca também é um ponto fraco – que tem, aos poucos, melhorado. Com exceção do Google, é comum a criação gratuita do site estar inclusa em um pacote com funcionalidades limitadas – isto é, você terá que pagar um valor para liberar mais ferramentas e opções. Por exemplo: a mensagem “crie também o seu site gratuitamente” pode vir anexada no rodapé do seu site.  Portanto, entenda quais itens estão inclusos no pacote gratuito. Vale uma última dica: compre seu próprio domínio – www.seusite.com.br é mais profissional que www.wix.seusite.com.br, não é mesmo?

WebDesigners e Desenvolvedores freelancers para criar site

Alguns negócios precisam de interfaces mais complexas, ou projetos totalmente personalizados. Um exemplo é de uma empresa que precisa de um sistema integrado ao seu site. E é aí que entram esses brilhantes profissionais. Com grande conhecimento em linguagem de programação, você terá muitas possibilidades de desenvolvimento.
É importante vincular o serviço através de contrato e validar se o profissional é confiável, pois a manutenção do site ficará dependente dele.
É interessante quando o desenvolver entende de Design e Marketing Digital. Desta forma, ele pode utilizar os seus conhecimentos para criar um site funcional para os seus negócios.

WordPress: o queridinho das agências

É uma plataforma open source de criação de sites. Com alta qualidade técnica e profissional, o WordPress é amplamente utilizado por agências pois: disponibiliza centenas de temas responsivos; apresenta diversos plugins que promovem análises e melhorias nos sites; tem ótima indexação nos mecanismos de busca; permite a inserção de códigos de linguagem de programação para personalizar o projeto. Geralmente, a agência já possui um profissional desenvolvedor para dar apoio ao projeto.
Apesar de ser intuitivo, o desenvolvimento de sites por WordPress pode ser trabalhoso, já que cada tema é único e deve ser estudado em seus pequenos detalhes. Não é incomum realizar adaptações “na raça” para corrigir bugs. Mas depois de criado, a manutenção do site fica fácil, e o próprio cliente pode fazê-la, sem precisar ficar “amarrado” com a agência.
O foco da agência, também, costuma ser outro. Quando uma agência de Marketing Digital
 desenvolve um site, a funcionalidade dele como um poderoso canal de vendas é levada em conta. Como essas agências são especialistas em Marketing na internet,  o site é arquitetado com o foco em reverter vendas para o empreendimento, através do apoio técnico de diversas áreas, como Design, Planejamento, Conteúdo e outros.

Como criar um site profissional, então?

Se você apenas deseja um site, existem meios gratuitos ou muito baratos que podem atender às suas necessidades, em um primeiro momento. Se você deseja um site profissional de alta qualidade, tenha em mente que você vai mobilizar alguns profissionais em torno do seu projeto, o que pode ser mais custoso.
Portanto, antes de fazer orçamentos para criação de sites, entenda o que você precisa. Assim ficará claro o que pode ser feito para atender às suas necessidades, no momento.